quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Teoria de Ensino Bruner

"Bruner concebeu o processo de aprendizagem como captar as relações entre os fatos, adquirindo novas informações, transformando-as e transferindo-as para novas situações. Partindo daí, ele formulou uma teoria de ensino.
O ensino para Bruner, envolve a organização da matéria de maneira eficiente e significativa para o aprendiz. Assim, o professor deve preocupar preocupar-se não só com a extensão da matéria, mas principalmente com sua estrutura." PSICOLOGIAS-UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PSICOLOGIA, de BOCK, Ana M. B.; FURTADO, Odair; e TEIXEIRA, Maria de L. T.  2009. P. 136.

Antes de continuar quero deixar claro que não sou contra conteúdos longos, só penso que é necessário uma boa organização das ideias e um planejamento estratégico que envolva os alunos de forma significativa.
Bom, na parte b do último parágrafo, temos um conceito muito forte que nos é imputado: "[...] o professor deve preocupar-se não só com a extensão da matéria, mas principalmente com sua estrutura."
Quantos já viram professores preparando aula e se alarmaram ao constatar a extensão estrondosa do conteúdo com nenhuma ou pouca dinâmica, dificultando assim a absorção do conteúdo pelo aluno e consequentemente, remando contra a aprendizagem deste.
Aulas maçantes, conteúdos pra lá de extensos, aulas que não chamam a atenção dos alunos, planos de aula sem pé nem cabeça... Tudo isso faz com que os alunos se desmotivem, acarretando assim, a evasão escolar.
Vamos preparar aulas dinâmicas, pegar conteúdos (inclusive os extensos), e organizar de maneira que prenda a atenção do aluno à aula, que faça ele sentir o desejo de saber o que virá a  seguir,  de se interessar verdadeiramente pelo assunto.
Tenho certeza de que se nos empenharmos, obteremos bons resultados, pois terá impacto positivo na disciplina dos alunos com também na aprendizagem destes.

Autora:
Vanessa Evellyn Mayara dos Santos de Mello - Graduada em Pedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário