sábado, 22 de abril de 2017

projeto

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE pEDAGOGIA



 



UNIDERP – FOZ DO IGUAÇU
PROJETO INTEGRADOR

VANESSA EVELLYN MAYARA DOS SANTOS DE MELLO – 1299114112







EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA











FOZ DO IGUAÇU/PARANÁ
ABRIL/2017


ATENÇÃO: SE USAR ALGUMA PARTE DESSE TRABALHO, POR FAVOR, FAZER AS DEVIDAS CITAÇÕES. AGRADEÇO. :)



SUMÁRIO

1           INTRODUÇÃO............................................................................03
1.1           Tema do projeto.....................................................................04
1.2           O problema a ser abordado.....................................................05
1.3           Hipótese.................................................................................05
1.4           Objetivo.................................................................................06
1.5           Justificativa............................................................................06
2           METODOLOGIA.........................................................................09
3           RECURSOS..................................................................................10
4           CRONOGRAMA..........................................................................11
5           REFERÊNCIAS............................................................................12
6           GLOSSÁRIO................................................................................13






1 INTRODUÇÃO

Este projeto de pesquisa, visa aborda um tema muito relevante a água e o consumo consciente da mesma, através da educação ambiental.
Vamos ver que o capitalismo influenciou grandemente para a crise da água. Também verificaremos que os Parâmetros Curriculares Nacionais – Meio Ambiente, nos indica a ensinar sobre o tema.
Indicaremos alguns autores que tratam sobre o assunto e veremos o que cada um diz a respeito desse assunto.
Destacaremos a importância de ter um ensino voltado para a formação de cidadãos conscientes de suas atitudes.






1.1   Tema do projeto

Um assunto já conhecido, que no entanto, não é dada a devida importância, infelizmente. Estou se referindo ao consumo consciente da água.
Dentro disso, sabemos que é consideravelmente necessário que seja discutido esse tema nas salas de aula de todo o país (e em outros países também). Mas muitas das vezes o assunto é tratado de forma inadequada.
Com isso, decidi elaborar esse projeto de pesquisa para ver como é possível educar e conscientizar para que haja o consumo da água de forma adequada.







1.2   Problema a ser abordado

Vejamos o que afirmou o redator do web site Mundo Vestibular:

Cerca de 75% de toda a superfície do nosso Planeta é coberta por água. Com tanta água assim disponível, podemos pensar que é algo que nunca vai faltar. Porém, a realidade tem se mostrado diferente.
O que acontece é que só podemos utilizar uma parte de toda essa água. Somente a água doce serve para nosso consumo, e ela representa apenas 2,5% de toda a água do mundo. Além disso, pouco mais de dois terços dessa água está confinada nas calotas polares, em geleiras ou escondida no subsolo. Ou seja, a quantidade de água que podemos beber e que está fácil de captar fica bastante reduzida.

Diante desse dilema, o que podemos fazer para, ao menos, amenizar essa crise da água? Não podemos fazer de conta que isso não nos atinge e que é algo que está longe de se tornar uma catástrofe.
A escassez de água pode gerar (e está gerando) grandes dificuldades para todos. Ela afeta a natureza, a agricultura e nossa vida, direta e indiretamente.





1.3   Hipótese

Quando os alunos são levados a explorar esse assunto, de forma crítica, consciente e cidadã, podemos fazer com que as atitudes (a partir desse momento), passem a ser atitudes de consciência de que tudo o que fazemos, tem consequências – positivas ou negativas – na sociedade e na nossa vida. Assim, podemos incentivar, através da educação ambiental, que haja o consumo consciente da água.







1.4   Objetivos

Específicos:
·         Observar a participação do capitalismo no assunto que estamos tratando.
·         Levantar registros que mostrem as consequências negativas que a falta de água e o consumo inconsciente, geram.
·         Analisar o que os Parâmetros Curriculares Nacionais falam sobre esse tema.

Geral:
·         Levar os alunos, através da educação ambiental, a terem atitudes conscientes para o consumo adequado da água.





1.5   Justificativa

A questão da eminente escassez de água está em evidência. Corriqueiramente vemos nos comerciais de televisão, em revistas e jornais, nos panfletos das companhias distribuidoras de água, se falar a respeito da possível falta de recursos hídricos para o consumo humano.
É fato de que em muitos lugares do Brasil e do mundo, o cenário de falta de água é real. Muitas pessoas já não tem água potável nem para beber, nem para tomar banho. A partir disso podemos afirmar que algo está errado. Mas será que alguém tem tomado iniciativa para, ao menos, amenizar o problema? Como nós, professores, podemos abordar essa realidade com nossos alunos?
Antes, temos que entender a raiz da questão. O que ocasionou esse cenário foi a ganância do homem, em sempre querer mais, e não se preocupar na preservação do meio ambiente, vendo a natureza apenas como algo para se extrair recursos.
Capitalismo é um sistema em que predomina a propriedade privada e a busca constante pelo lucro e pela acumulação de capital, que se manifesta na forma de bens e dinheiro. Apesar de ser considerado um sistema econômico, o capitalismo estende-se aos campos políticos, sociais, culturais, éticos e muitos outros, compondo quase que a totalidade do espaço geográfico. (PENA, 2017).

Nosso modelo econômico atual, o capitalismo, é o que, de certa forma, sustenta essa realidade.
Bacci e Pataca (2008, p. 212), afirmam que a crise ao qual nos referimos é resultado de um longo processo de apropriação e destruição da natureza que se intensificou profundamente com o desenvolvimento do capitalismo industrial, baseado na apropriação da natureza.
O homem é o culpado pela condição em que se encontra. Usufruir da natureza inconsequentemente, é o que nos levou a crise da água. Serageldin (1995, apud Palhares 2006), comenta que as guerras do século XXI serão por causa de água – não por causa do petróleo ou política.
Sabemos que o ser humano, os animais e as plantas necessitam da água para a sobrevivência, ou seja, a vida depende da água. Sabendo disso, por que ainda vemos muitas pessoas, desperdiçando esse bem natural?
Talvez essas pessoas ainda não ouviram ou não deram a devida atenção ao tema. Já passou da hora de prestar atenção ao nosso redor e ver o futuro catastrófico que nos espera se não começarmos logo a tomar iniciativa.
Palhares (2006, apud Farmweb, 2003), enfatiza que o consumo global de água dobra a cada 20 anos, mais de duas vezes a taxa de crescimento da população, enquanto que a poluição e a sobre-explotação em muitas regiões do mundo tem reduzido a disponibilidade de água.
Parafraseando Palhares (2006), a falta de água reduz as atividades econômicas e a poluição de rios e lagos, também é impactante, pelos efeitos negativos que é gerado.
Portanto, é necessário que algo seja feito de imediato. E nada melhor que começar dentro das salas de aula, incentivando para o consumo consciente e adequado desse bem natural, que é a água.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais sobre o Meio Ambiente nos diz que a partir do ensino sobre a Natureza, os alunos podem
Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis; [...]compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no dia-a-dia. (PCN, 1997)
Assim, temos que o ensino sobre o meio ambiente e as consequências da interação no mesmo, são de fundamental importância para todos, porque ensinando os alunos sobre isso, eles poderão agir de modo correto e consciente no mundo, cuidando e preservando a natureza.
Bacci e Pataca (2008, p. 215) afirmam que, é necessário desenvolver uma visão integrada do mundo que nos cerca, uma visão que nos leve a compreender as diversas esferas (hidrosfera, biosfera, litosfera e atmosfera) e suas inter-relações, bem como as interferências geradas pelo homem no meio em que vive.
As mesmas autoras, mais adiante ainda completam que A construção de um programa que tenha a água como tema gerador, numa proposta de ação interdisciplinar, apoiada nos conceitos fundamentais, no valor explicativo e na função das geociências, deve ser entendida pelos professores nas relações mais profundas entre esse conteúdo e a ação educativa, com envolvimento coletivo, dialógico e troca de saberes. (p. 217)
Assim, podemos verificar que a escola tem sim um papel fundamental na formação de valores e conhecimento no aluno. Devemos então, buscar potencializar ao máximo, as boas condutas, enfatizando sempre a relação entre ação e reação.








2           METODOLOGIA

Primeiro encontrei um tema que sempre me chamou a atenção, que sempre me deixou curiosa para entender a raiz do problema. Assim, o curso de Pedagogia, fez com que eu me voltasse para esse assunto que é o consumo consciente da água. Então, através da matéria de Didática do Ensino de Ciências, pude aflorar minha curiosidade sobre o assunto, daí surgiu o tema Educação Ambiental para o Consumo Consciente da Água.
Busquei em livros e também em sites, alguns autores que falam sobre o tema.
Analisei também os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino sobre o Meio Ambiente, para ver o que é falado a respeito do tema.
Após a análise de textos, apresentei o que consegui, através deste trabalho.








3           RECURSOS

Para a elaboração deste trabalho, não foi usado nenhum recurso financeiro, mas sim de tempo.
Foram utilizados livros, artigos e sites que falam sobre a água e o consumo da mesma.








4           CRONOGRAMA

ATIVIDADES
MARÇO
ABRIL
1.Observar orientações
X

2.Pesquisa bibliográfica
X
X
3.Análise do material coletado

X
4.Realização do projeto

X
5. Postagem do projeto

X








5           REFERÊNCIAS

TRALDI, Maria Cristina; DIAS, Reinaldo. Monografia passo a passo. Edição Especial. Campinas, São Paulo. Editora Alínea, 2011.
PENA, Rodolfo F. Alves. O que é Capitalismo?. Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-capitalismo.htm>. Acesso em 25 de março de 2017.
Água – falta de água no Brasil. Disponível em <http://www.mundovestibular.com.br/articles/2617/1/AGUA---FALTA-DE-AGUA-NO-BRASIL/Paacutegina1.html>. Acesso em 19 de Abril de 2017.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : 1997. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf> Acesso em 22 de Abril de 2017.
PALHARES, J. M.; Água, vida e planeta. Foz do Iguaçu, Paraná. JM Palhares, 2006.
BACCI, Denise de La Corte; PATACA, Ermelinda Moutinha; Educação para a água. Estudos Avançados, Universidade de São Paulo, 2008. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10302/11957> Acesso em 18 de Março de 2017.
Dicionário OnLine. Capitalismo. Disponível em <https://www.dicio.com.br/capitalismo/> Acesso em 22 de Abril de 2017.
Dicionário OnLine. Explotação. Disponível em <https://www.dicio.com.br/pesquisa.php?q=sobre-explota%E7%E3o> Acesso em 22 de Abril de 2017.





6           GLOSSÁRIO

Capitalismo: Sistema de produção cujos fundamentos são a empresa privada e a liberdade do mercado, sendo o objetivo principal a obtenção de lucro.

Sobre-explotação: Ação de explotar, de tirar proveito financeiro de uma terra ou área, buscando seus recursos naturais. 



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