terça-feira, 7 de junho de 2016

PROJETO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL
UNIDADE DE FOZ DO IGUAÇU
CURSO DE LICENCIATURA DE PEDAGOGIA
DISCIPLINAS NORTEADORAS: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL; DIDÁTICA DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA; EXPRESSÕES ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; EDUCAÇÃO APLICADA AOS CUIDADOS DA CRIANÇA; AVALIAÇÃO E CURRÍCULO.


VANESSA EVELLYN MAYARA DOS SANTOS DE MELLO                                                                    RA: 1299114112




PROJETO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Articulação entre cuidar e educar na educação infantil e a necessidade do brincar para a aprendizagem.


Tutora: Larissa Costa Correia






FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ
30/05/2016



Se for utilizar algo desse trabalho, por favor fazer as devidas citações. Desde já agradeço a compreensão.


1 INTRODUÇÃO

Este desafio tem como objetivo a elaboração de um projeto pedagógico, visando a compreensão de crianças da educação infantil, utilizando o cuidar e o educar para transmitir as crianças conhecimentos e fazer com que elas vejam o mundo como ele é, e como  se deve agir diante de determinadas situações.
Hoje em dia há muitos casos de preconceitos, justamente pela falta de tolerância e de respeito. A partir do momento em que trazemos esse contexto para as crianças, podemos trabalhar em cima disso, para fazer com que agora e também futuramente, elas hajam com respeito as diferenças.
A partir desse projeto, dá para se trabalhar o respeito as diferenças, apresentar as crianças o gênero textual fábula, apresentar a elas alguns animais da natureza e o seu comportamento, além de trabalhar a reciclagem, com a elaboração de abelhas feitas com rolos de papel higiênico. Também, na hora da contação de história, é possível trabalhar com a ludicidade para transmitir conhecimento.


2 DESENVOLVIMENTO

Passo 1
1. Nome da instituição de educação infantil: Escola Infantil Lar Pequeno Anjo
2. Quantidade de turmas atendidas: 5 turmas
3. Quantidade de crianças em cada turma: 10
4. Faixa etária de cada turma:
Berçário: 3 meses a 1 ano.
Maternal I: 1 ano a 2 anos.
Maternal II: 2 anos a 3 anos.
Pré I: 3 anos a 4 anos.
Pré II: 4 anos a 5 anos
5. Aspectos individuais
5.1. Quantidade de crianças que moram com:
Pai e mãe: 30 crianças.
Só com o pai: 1 criança.
Só com a mãe: 6 crianças.
Mãe e padrasto: 8 crianças.
Pai e madrasta:  4 crianças.
Outros (avós, tios, outros que não sejam parentes): 1 crianças (avó).
5.2. Quantidade de crianças com problemas de saúde: nenhuma.
5.3. Quantidade de crianças com necessidades educativas especiais: nenhuma; tipo de necessidade: nenhuma.
5.4. Hábitos das crianças que merecem destaque: no maternal tem algumas crianças que dormem com ursinhos de pelúcia e com fraldas de pano; e no berçário a grande maioria usa chupeta. Nas pré-escolas, nenhum tem esse tipo de atitude.

Passo 2

Organização do espaço físico da instituição: os banheiros são adequados, os ambientes claros e ventilados. Conta com espaço suficiente para as crianças brincarem ao ar livre e nas salas também.
O espaço dos bebês é todo colorido e no chão tem tatame, para eles não se machucarem enquanto brincam, engatinham e quando querem ficar em pé, pois eles aprendem com cada movimento e com cada detalhe em sua volta.
Todas as salas tem espaço próprio para deixar os brinquedos organizados. As salas dos pré, possuem também carteiras e cadeiras pequenas. Nas salas dos maternais não possuem carteiras e cadeiras, eles tem a sala toda para brincarem e aprenderem brincando.
Os brinquedos estão à disposição na sala de aula e possui um local próprio para guarda-los. Não tem brinquedos em outro espaço da instituição.
O pátio é uma calçada grande onde as crianças podem brincar livremente. Ao lado direito da calçada, há um parquinho com brinquedos e areia; os brinquedos estão em bom estado de conservação. As crianças brincam nesses espaços e desenvolvem as atividades com massinhas e tintas, nas salas.
Há uma pequena quantidade de livros para as crianças do pré e do maternal terem contato. As professoras fazem momentos de contação de histórias e elas amam.

Se for utilizar algo desse trabalho, por favor fazer as devidas citações. Desde já agradeço a compreensão.


Passo 3

Tema do projeto: respeitar as diferenças
Objetivos: mostrar aos alunos que todos somos diferentes e que devemos respeitar essas diferenças; apresentar o gênero textual fábula; refletir sobre a moral e a ética no convívio social; identificar o comportamento de alguns animais na natureza.
Justificativa: constantemente há discriminações por não saberem respeitar as diferenças, por isso é necessário que estimulemos nos alunos a consciência de respeito ao próximo.
Metodologia: identificar com os alunos o comportamento de alguns animais da natureza; apresentar o gênero fábula, fazendo a contação de história da fábula ‘A Abelha Chocolateira’, de Katia Canton; utilizar como recurso na contação, desenhos em palito de churrasco, relacionados a fábula. Refletir sobre a moral da história; montar um painel com colagem de animais; e criar bichinhos com rolo de papel higiênico, nesse caso, criar abelhas.
Avaliação: avaliar comportamento, participação e atenção das crianças durante a contação de história e durante o processo de criação das abelhas com o material reciclável.




3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com esse projeto busca-se que as crianças formem um pensamento de respeito as diferenças, vendo que todos somos diferentes e que essa diferença é que faz cada um de nós especiais.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

_______________. A Abelha Chocolateira. Disponível em <http://www.botucatu.sp.gov.br/Eventos/2007/contHistorias/bauhistorias/a%20abelha%20chocolateira.pdf.> Acesso em 10 Maio 2016.

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