UNIVERSIDADE ANHANGUERA
UNIDERP EDUCACIONAL
UNIDADE DE FOZ DO
IGUAÇU
CURSO DE LICENCIATURA
DE PEDAGOGIA
DISCIPLINAS NORTEADORAS: ORGANIZAÇÃO E
METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL; DIDÁTICA DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA; EXPRESSÕES
ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; EDUCAÇÃO APLICADA AOS CUIDADOS DA CRIANÇA;
AVALIAÇÃO E CURRÍCULO.
VANESSA EVELLYN MAYARA DOS SANTOS DE MELLO RA: 1299114112
PROJETO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Articulação
entre cuidar e educar na educação infantil e a necessidade do brincar para a
aprendizagem.
Tutora: Larissa Costa
Correia
FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ
30/05/2016
Se for utilizar algo desse trabalho, por favor fazer as devidas citações. Desde já agradeço a compreensão.
1 INTRODUÇÃO
Este desafio tem
como objetivo a elaboração de um projeto pedagógico, visando a compreensão de
crianças da educação infantil, utilizando o cuidar e o educar para transmitir
as crianças conhecimentos e fazer com que elas vejam o mundo como ele é, e
como se deve agir diante de determinadas
situações.
Hoje em dia há
muitos casos de preconceitos, justamente pela falta de tolerância e de
respeito. A partir do momento em que trazemos esse contexto para as crianças,
podemos trabalhar em cima disso, para fazer com que agora e também futuramente,
elas hajam com respeito as diferenças.
A partir desse
projeto, dá para se trabalhar o respeito as diferenças, apresentar as crianças
o gênero textual fábula, apresentar a elas alguns animais da natureza e o seu
comportamento, além de trabalhar a reciclagem, com a elaboração de abelhas
feitas com rolos de papel higiênico. Também, na hora da contação de história, é
possível trabalhar com a ludicidade para transmitir conhecimento.
2
DESENVOLVIMENTO
Passo 1
1. Nome da instituição de educação
infantil: Escola Infantil Lar Pequeno Anjo
2. Quantidade de turmas atendidas: 5
turmas
3. Quantidade de crianças em cada turma:
10
4. Faixa etária de cada turma:
Berçário: 3 meses a 1 ano.
Maternal I: 1 ano a 2 anos.
Maternal II: 2 anos a 3 anos.
Pré I: 3 anos a 4 anos.
Pré II: 4 anos a 5 anos
5. Aspectos individuais
5.1. Quantidade de crianças que moram com:
Pai e mãe: 30 crianças.
Só com o pai: 1 criança.
Só com a mãe: 6 crianças.
Mãe e padrasto: 8 crianças.
Pai e madrasta: 4 crianças.
Outros (avós, tios, outros que não sejam
parentes): 1 crianças (avó).
5.2. Quantidade de crianças com
problemas de saúde: nenhuma.
5.3. Quantidade de crianças com necessidades
educativas especiais: nenhuma; tipo de necessidade: nenhuma.
5.4.
Hábitos das crianças que merecem destaque: no maternal tem algumas crianças que
dormem com ursinhos de pelúcia e com fraldas de pano; e no berçário a grande
maioria usa chupeta. Nas pré-escolas, nenhum tem esse tipo de atitude.
Passo 2
Organização do espaço físico
da instituição: os
banheiros são adequados, os ambientes claros e ventilados. Conta com espaço
suficiente para as crianças brincarem ao ar livre e nas salas também.
O espaço dos bebês é
todo colorido e no chão tem tatame, para eles não se machucarem enquanto
brincam, engatinham e quando querem ficar em pé, pois eles aprendem com cada
movimento e com cada detalhe em sua volta.
Todas
as salas tem espaço próprio para deixar os brinquedos organizados. As salas dos
pré, possuem também carteiras e cadeiras pequenas. Nas salas dos maternais não
possuem carteiras e cadeiras, eles tem a sala toda para brincarem e aprenderem
brincando.
Os brinquedos estão à disposição na sala
de aula e possui um local próprio para guarda-los. Não tem brinquedos em outro
espaço da instituição.
O pátio é uma calçada grande
onde as crianças podem brincar livremente. Ao lado direito da calçada, há um
parquinho com brinquedos e areia; os brinquedos estão em bom estado de
conservação. As crianças brincam nesses espaços e desenvolvem as atividades com
massinhas e tintas, nas salas.
Há uma pequena quantidade de livros para
as crianças do pré e do maternal terem contato. As professoras fazem momentos
de contação de histórias e elas amam.
Se for utilizar algo desse trabalho, por favor fazer as devidas citações. Desde já agradeço a compreensão.
Passo 3
Tema do projeto: respeitar
as diferenças
Objetivos: mostrar
aos alunos que todos somos diferentes e que devemos respeitar essas diferenças;
apresentar o gênero textual fábula; refletir sobre a moral e a ética no
convívio social; identificar o comportamento de alguns animais na natureza.
Justificativa: constantemente
há discriminações por não saberem respeitar as diferenças, por isso é
necessário que estimulemos nos alunos a consciência de respeito ao próximo.
Metodologia:
identificar com os alunos o comportamento de alguns animais da natureza;
apresentar o gênero fábula, fazendo a contação de história da fábula ‘A Abelha
Chocolateira’, de Katia Canton; utilizar como recurso na contação, desenhos em
palito de churrasco, relacionados a fábula. Refletir sobre a moral da história;
montar um painel com colagem de animais; e criar bichinhos com rolo de papel
higiênico, nesse caso, criar abelhas.
Avaliação:
avaliar comportamento, participação e atenção das crianças durante a contação
de história e durante o processo de criação das abelhas com o material
reciclável.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com esse projeto
busca-se que as crianças formem um pensamento de respeito as diferenças, vendo
que todos somos diferentes e que essa diferença é que faz cada um de nós
especiais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
_______________.
A Abelha Chocolateira. Disponível em
<http://www.botucatu.sp.gov.br/Eventos/2007/contHistorias/bauhistorias/a%20abelha%20chocolateira.pdf.>
Acesso em 10 Maio 2016.
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