CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE pEDAGOGIA
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UNIDERP – FOZ DO IGUAÇU
PROJETO INTEGRADOR
VANESSA EVELLYN MAYARA DOS SANTOS DE
MELLO – 1299114112
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O CONSUMO
CONSCIENTE DA ÁGUA
FOZ DO IGUAÇU/PARANÁ
ABRIL/2017
ATENÇÃO: SE USAR ALGUMA PARTE DESSE TRABALHO, POR FAVOR, FAZER AS DEVIDAS CITAÇÕES. AGRADEÇO. :)
SUMÁRIO
1
INTRODUÇÃO............................................................................03
1.1
Tema do projeto.....................................................................04
1.2
O problema a ser abordado.....................................................05
1.3
Hipótese.................................................................................05
1.4
Objetivo.................................................................................06
1.5
Justificativa............................................................................06
2
METODOLOGIA.........................................................................09
3
RECURSOS..................................................................................10
4
CRONOGRAMA..........................................................................11
5
REFERÊNCIAS............................................................................12
6
GLOSSÁRIO................................................................................13
1 INTRODUÇÃO
Este
projeto de pesquisa, visa aborda um tema muito relevante a água e o consumo
consciente da mesma, através da educação ambiental.
Vamos
ver que o capitalismo influenciou grandemente para a crise da água. Também
verificaremos que os Parâmetros Curriculares Nacionais – Meio Ambiente, nos
indica a ensinar sobre o tema.
Indicaremos
alguns autores que tratam sobre o assunto e veremos o que cada um diz a
respeito desse assunto.
Destacaremos
a importância de ter um ensino voltado para a formação de cidadãos conscientes
de suas atitudes.
1.1 Tema
do projeto
Um assunto já conhecido, que no
entanto, não é dada a devida importância, infelizmente. Estou se referindo ao
consumo consciente da água.
Dentro disso, sabemos que é
consideravelmente necessário que seja discutido esse tema nas salas de aula de
todo o país (e em outros países também). Mas muitas das vezes o assunto é tratado
de forma inadequada.
Com isso, decidi elaborar esse
projeto de pesquisa para ver como é possível educar e conscientizar para que
haja o consumo da água de forma adequada.
1.2 Problema
a ser abordado
Vejamos o que afirmou o redator do web site Mundo
Vestibular:
Cerca de 75% de toda a superfície do nosso Planeta é coberta por
água. Com tanta água assim disponível, podemos pensar que é algo que nunca vai
faltar. Porém, a realidade tem se mostrado diferente.
O que acontece é que só podemos utilizar uma parte de toda essa
água. Somente a água doce serve para nosso consumo, e ela representa apenas
2,5% de toda a água do mundo. Além disso, pouco mais de dois terços dessa água
está confinada nas calotas polares, em geleiras ou escondida no subsolo. Ou
seja, a quantidade de água que podemos beber e que está fácil de captar fica
bastante reduzida.
Diante desse dilema, o que podemos fazer para, ao
menos, amenizar essa crise da água? Não podemos fazer de conta que isso não nos
atinge e que é algo que está longe de se tornar uma catástrofe.
A escassez de água pode gerar (e está gerando) grandes
dificuldades para todos. Ela afeta a natureza, a agricultura e nossa vida,
direta e indiretamente.
1.3 Hipótese
Quando os alunos são levados a explorar esse assunto,
de forma crítica, consciente e cidadã, podemos fazer com que as atitudes (a
partir desse momento), passem a ser atitudes de consciência de que tudo o que
fazemos, tem consequências – positivas ou negativas – na sociedade e na nossa
vida. Assim, podemos incentivar, através da educação ambiental, que haja o
consumo consciente da água.
1.4 Objetivos
Específicos:
·
Observar a participação do capitalismo no
assunto que estamos tratando.
·
Levantar registros que mostrem as
consequências negativas que a falta de água e o consumo inconsciente, geram.
·
Analisar o que os Parâmetros Curriculares
Nacionais falam sobre esse tema.
Geral:
·
Levar os alunos, através da educação
ambiental, a terem atitudes conscientes para o consumo adequado da água.
1.5 Justificativa
A questão da eminente escassez de água está em evidência. Corriqueiramente vemos nos comerciais de televisão, em revistas e
jornais, nos panfletos das companhias distribuidoras de água, se falar a
respeito da possível falta de recursos hídricos para o consumo humano.
É fato de que em muitos lugares do
Brasil e do mundo, o cenário de falta de água é real. Muitas pessoas já não tem
água potável nem para beber, nem para tomar banho. A partir disso podemos
afirmar que algo está errado. Mas será que alguém tem tomado iniciativa para,
ao menos, amenizar o problema? Como nós, professores, podemos abordar essa
realidade com nossos alunos?
Antes, temos que entender a raiz da
questão. O que ocasionou esse cenário foi a ganância do homem, em sempre querer
mais, e não se preocupar na preservação do meio ambiente, vendo a natureza
apenas como algo para se extrair recursos.
Capitalismo é um sistema
em que predomina a propriedade privada e a busca constante pelo lucro e pela
acumulação de capital, que se manifesta na forma de bens e dinheiro. Apesar de
ser considerado um sistema econômico, o capitalismo estende-se aos campos
políticos, sociais, culturais, éticos e muitos outros, compondo quase que a
totalidade do espaço geográfico. (PENA, 2017).
Nosso modelo econômico atual, o capitalismo, é o que, de certa forma, sustenta
essa realidade.
Bacci e Pataca (2008, p. 212),
afirmam que a crise ao qual nos referimos é resultado de um longo processo de
apropriação e destruição da natureza que se intensificou profundamente com o
desenvolvimento do capitalismo industrial, baseado na apropriação da natureza.
O homem é o culpado pela condição em
que se encontra. Usufruir da natureza inconsequentemente, é o que nos levou a
crise da água. Serageldin (1995, apud Palhares 2006), comenta que as guerras do
século XXI serão por causa de água – não por causa do petróleo ou política.
Sabemos que o ser humano, os animais
e as plantas necessitam da água para a sobrevivência, ou seja, a vida depende
da água. Sabendo disso, por que ainda vemos muitas pessoas, desperdiçando esse
bem natural?
Talvez essas pessoas ainda não
ouviram ou não deram a devida atenção ao tema. Já passou da hora de prestar
atenção ao nosso redor e ver o futuro catastrófico que nos espera se não
começarmos logo a tomar iniciativa.
Palhares (2006, apud Farmweb, 2003),
enfatiza que o consumo global de água dobra a cada 20 anos, mais de duas vezes
a taxa de crescimento da população, enquanto que a poluição e a sobre-explotação em muitas regiões do mundo tem
reduzido a disponibilidade de água.
Parafraseando Palhares (2006), a
falta de água reduz as atividades econômicas e a poluição de rios e lagos,
também é impactante, pelos efeitos negativos que é gerado.
Portanto, é necessário que algo seja
feito de imediato. E nada melhor que começar dentro das salas de aula,
incentivando para o consumo consciente e adequado desse bem natural, que é a
água.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais
sobre o Meio Ambiente nos diz que a partir do ensino sobre a Natureza, os
alunos podem
Adotar posturas na escola, em casa e
em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e
ambientalmente sustentáveis; [...]compreender a necessidade e dominar alguns
procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais
interagem, aplicando-os no dia-a-dia. (PCN, 1997)
Assim, temos que o ensino sobre o
meio ambiente e as consequências da interação no mesmo, são de fundamental
importância para todos, porque ensinando os alunos sobre isso, eles poderão agir
de modo correto e consciente no mundo, cuidando e preservando a natureza.
Bacci e Pataca (2008, p. 215) afirmam
que, é necessário desenvolver uma visão integrada do mundo que nos cerca, uma
visão que nos leve a compreender as diversas esferas (hidrosfera, biosfera,
litosfera e atmosfera) e suas inter-relações, bem como as interferências
geradas pelo homem no meio em que vive.
As mesmas autoras, mais adiante ainda
completam que A construção de um programa que tenha a água como tema gerador,
numa proposta de ação interdisciplinar, apoiada nos conceitos fundamentais, no
valor explicativo e na função das geociências, deve ser entendida pelos
professores nas relações mais profundas entre esse conteúdo e a ação educativa,
com envolvimento coletivo, dialógico e troca de saberes. (p. 217)
Assim, podemos verificar que a escola
tem sim um papel fundamental na formação de valores e conhecimento no aluno.
Devemos então, buscar potencializar ao máximo, as boas condutas, enfatizando
sempre a relação entre ação e reação.
2
METODOLOGIA
Primeiro encontrei um tema que sempre me chamou a
atenção, que sempre me deixou curiosa para entender a raiz do problema. Assim,
o curso de Pedagogia, fez com que eu me voltasse para esse assunto que é o
consumo consciente da água. Então, através da matéria de Didática do Ensino de
Ciências, pude aflorar minha curiosidade sobre o assunto, daí surgiu o tema
Educação Ambiental para o Consumo Consciente da Água.
Busquei em livros e também em sites, alguns autores
que falam sobre o tema.
Analisei também os Parâmetros Curriculares Nacionais
para o Ensino sobre o Meio Ambiente, para ver o que é falado a respeito do
tema.
Após a análise de textos, apresentei o que consegui,
através deste trabalho.
3
RECURSOS
Para a elaboração deste trabalho, não foi usado nenhum
recurso financeiro, mas sim de tempo.
Foram utilizados livros, artigos e sites que falam
sobre a água e o consumo da mesma.
4
CRONOGRAMA
ATIVIDADES
|
MARÇO
|
ABRIL
|
1.Observar
orientações
|
X
|
|
2.Pesquisa
bibliográfica
|
X
|
X
|
3.Análise
do material coletado
|
|
X
|
4.Realização
do projeto
|
|
X
|
5.
Postagem do projeto
|
|
X
|
5
REFERÊNCIAS
TRALDI, Maria Cristina; DIAS, Reinaldo. Monografia passo a passo. Edição
Especial. Campinas, São Paulo. Editora Alínea, 2011.
PENA, Rodolfo F. Alves. O que é Capitalismo?. Brasil
Escola. Disponível em
<http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-capitalismo.htm>.
Acesso em 25 de março de 2017.
Água
– falta de água no Brasil. Disponível em <http://www.mundovestibular.com.br/articles/2617/1/AGUA---FALTA-DE-AGUA-NO-BRASIL/Paacutegina1.html>.
Acesso em 19 de Abril de 2017.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : meio
ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : 1997.
Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf>
Acesso em 22 de Abril de 2017.
PALHARES, J. M.; Água,
vida e planeta. Foz do Iguaçu, Paraná. JM Palhares, 2006.
BACCI, Denise de La Corte; PATACA, Ermelinda Moutinha; Educação para a água. Estudos
Avançados, Universidade de São Paulo, 2008. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10302/11957>
Acesso em 18 de Março de 2017.
Dicionário OnLine. Capitalismo. Disponível em <https://www.dicio.com.br/capitalismo/>
Acesso em 22 de Abril de 2017.
Dicionário OnLine. Explotação. Disponível em <https://www.dicio.com.br/pesquisa.php?q=sobre-explota%E7%E3o>
Acesso em 22 de Abril de 2017.
6
GLOSSÁRIO
Capitalismo: Sistema de produção cujos fundamentos são a empresa
privada e a liberdade do mercado, sendo o objetivo principal a obtenção de
lucro.
Sobre-explotação: Ação de explotar, de tirar proveito financeiro de uma terra ou
área, buscando seus recursos naturais.
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